quarta-feira, 16 de abril de 2014

Osternbaum - Árvore de Páscoa

     Trabalho realizado pelos alunos do 5º ano séries iniciais, juntamente com a professora titular, Aline Marchi Rubik (disciplina de Ensino Religioso) e a professora Alini Marques (disciplina de Artes). 
      Tendo como objetivo conhecer a origem da Osternbaum - Árvore de Páscoa, sendo esta de tradição alemã. 



OSTERNBAUM - Árvore de Páscoa: Um dos Maiores Símbolos da Semana Santa.

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a páscoa está o Osternbaum – a Árvore da Páscoa.
As tradições da Páscoa, com as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que imigraram.
A árvore da páscoa é montada com um galho seco que simboliza a frieza e morte de sepulcro de Jesus Cristo.
No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.
O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a, ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.
A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.
O Osternbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples:
Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave- as e deixe-as secar de cabeça ( furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar ou pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.
Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colocando por cima os círculos e   das tiras faça alças que também serão colocadas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
Na sexta-feira Santa coloque em um galho totalmente seco sem nenhuma folha deixando-os expostos em um local visível na casa e finalmente no domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o perdurando os ovos.
Poucas casas têm por hábito montarem suas árvores de Páscoa, mas aos que querem conhecer uma é só me fazer uma visita: há anos decoro rigorosamente a minha que é típica, pois além dos ovos coloridos, ornamento-a com borboletas, joaninhas e morangos...
A árvore da Páscoa (Osternbaum) pode ser retirada a partir do segundo domingo após a Páscoa. “Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”.
-Romanos 14.9






             

Nenhum comentário:

Postar um comentário