Histórico da Comunidade e da Escola

     

 HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE PINHEIRAL E DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR TERCILIO BASTOS

     
    A E. E. B. Professor Tercilio Bastos, localiza-se na comunidade de Pinheiral, esta pertencente ao município de Major Gercino, cuja colonização teve início com a fixação dos colonos luso-brasileiros em seu território, há aproximadamente 136 anos, entre 1870 e 1890.
      A seguir vieram os imigrantes poloneses, italianos e alemães, que se instalaram na área do alto vale do Rio Tijucas, mais precisamente no vale do Rio Boa Esperança e afluentes do Rio do Braço.
      Sabe-se que dentre os Estados do Brasil Meridional, Santa Catarina foi o que recebeu, significativamente, menor contingente de imigrantes poloneses. Via de regra, suas colônias localizaram-se na periferia das de origem alemã  e italiana, como no caso de Blumenau e Nova Trento.
      Na colônia Nova Trento, fundada por italianos, as linhas coloniais polonesas foram três ( Valsugana, Pinheiral e Nova Galícia ).
      Esse grupo de imigrantes poloneses procedentes de varias regiões da Polônia não foi introduzido na região simultaneamente.  Primeiramente, um pequeno  grupo em Valsugana; a seguir em Pinheiral, não antes dos fins de 1890 e, em fins de 1895, em Nova Galícia.
      Para atingirem o vale do Rio Boa Esperança, a penetração se fez pela colônia Nova Trento, sendo construído primeiramente um picadão  e depois de 1918 uma estrada.
      Apesar das dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da colonização, tais como os freqüentes ataques de índios, áreas não desbravadas, dificuldades de subsistência, pois tão logo eram demarcados os lotes, cessava a distribuição de alimentos.  Ainda, apesar da pouca assistência dada ao cultivo da nova terra, e da distante localização em relação ao Núcleo Colonial Nova Trento, sem uma via de acesso a não ser uma picada, os colonos imigrantes conseguiram sobreviver e alcançar certa estabilidade econômica.
      Embora enfrentasse dificuldades, o colono polonês não deixou de se preocupar com a instrução dos filhos.  Assim, a escola , ou local onde ela funcionava, era obra dos próprios colonos, e o professor era escolhido entre eles, e pago pela comunidade.  Depreendendo-se que não havia orientação pedagógica e, possivelmente, pouco material didático. Somente em 1917 foi criada a primeira escola do governo.
      A região de Pinheiral pertencia, então, ao município de Nova Trento, todavia esta área foi reintegrada ao território de Tijucas, aproximadamente em 1910, contudo, até 1935 Pinheiral e Nova Galícia integravam a paróquia de São Virgilio em Nova Trento.
      Também, a política do serviço de povoamento se fez sentir nessa região, através do Núcleo Colonial Senador Esteves Junior que, dentro do vale do Rio Boa Esperança, na bacia hidrográfica do Tijucas, foi criado a 31 de junho de 1910, com sede provisória no lugar Corridas, que passou a chamar-se Conquista, abrangendo, também, o alto curso do Rio do Braço, um dos formadores do Rio Tijucas.
      A penetração para o interior alcançou, em 1911, o lugar que seria daí em diante, sede do Núcleo, Boiteuxburgo.  O Senador Esteves Junior recebeu imigrantes alemães, poloneses e italianos.  Porém, como foi mencionado, já se encontravam na área do alto vale do rio Tijucas, mais precisamente em Pinheiral e Nova Galícia, imigrantes poloneses.
      Atualmente a Cooperativa que fornece energia elétrica para a maioria das localidades do município de Major Gercino, tem o nome de Cooperativa de Eletrificação Rural do Núcleo Colonial Senador Esteves Junior, nome este, que a grande maioria da população desconhece sua razão de ser na cooperativa, sua relação com a historia do município.
      Convém ressaltar, ainda, que ao chegarem à terra denominada hoje de Pinheiral, os imigrantes encontraram uma grande quantidade de pinheiros ( araucárias ), por esta razão batizaram a terra com este nome. Porém, hoje, após a devastação ocorrida na região, sobraram poucos pinheiros, o que já não justifica o nome da localidade.
      Os imigrantes ao se estabelecerem na região deram inicio à agricultura de subsistência, cultivando milho, formentão, arroz, feijão, centeio, batata-doce, videira, etc. Todavia, por volta de 1950, foi introduzido na região o plantio do fumo (tabaco ), o qual teve boa aceitação por parte dos agricultores, dando outro rumo para a agricultura.  Assim, o trigo, o arroz, o formentão, dentre outros alimentos, deixaram de ser cultivados, uma vez que deram lugar ao fumo.
      Hoje, embora ainda ocorra a plantação de  fumo em grande escala, percebe-se que muitos agricultores estão mudando o rumo de suas culturas, pois o plantio de videira tem aumentado significativamente nos últimos anos. 
      É importante salientar, que houve no município, uma grande devastação da mata nativa, isto devida a comercialização de madeira, a qual ocorreu durante muitos anos, mantendo em funcionamento as serrarias, instaladas em vários pontos do município.  Também a venda de lenha para as cerâmicas localizadas em Canelinha e Tijucas, contribuiu e continua contribuindo para o desmatamento da região.
         Na área educacional, como já foi mencionado, no inicio da colonização os próprios colonos pagavam os professores para ensinarem seus filhos, uma vez que somente em 1917 foi criada a primeira escola do governo, cujo nome era Escola Pública Mista de Pinheiral.  Em 1946, passou a chamar-se Escola Mista Estadual, em 1951 denominava-se Escola Estadual Desdobrada e, em 1959 passou a chamar-se Escola Isolada Estadual Pinheiral, nome que permaneceu até 01 de agosto de 1961, quando a mesma recebeu o nome de Escola Reunida Professor Tercilio Bastos, homenagem que foi prestada a Tercilio Bastos após sua morte.
      Tercilio Bastos foi professor e lecionou mais ou menos quatro anos em Major Gercino, vindo a falecer em 1960 com 38 anos de idade.
      Através da documentação encontrada no arquivo da escola, sabe-se, também, que no período de 1949 a 1952, aproximadamente, a educação na nossa comunidade era ministrada por freiras que aqui moravam e que mais tarde mudaram para Nova Trento.
      Muitos professores vieram de outras localidades para lecionar nesta escola, pois na época, a comunidade não contava com profissionais da educação nascidos aqui.  Atualmente, percebe-se que após alguns anos começaram a surgir professores filhos da comunidade, que trabalharam e continuam trabalhando em prol da educação da mesma.
      Assim, a Escola Reunida Professor Tercilio Bastos, que oferecia o ensino de 1ª a 4ª série, através do Decreto 934 de 23/06/76, passou a oferecer o primeiro grau completo, de 1ª a 8ª série, sendo denominado de Escola Básica Professor Tercilio Bastos. No ano de 2000, por determinação da secretaria estadual de educação a escola passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Professor Tercilio Bastos. Em 09 de dezembro de 2009, com a portaria 432, a escola que já vinha trabalhando com turmas de Ensino Médio, em forma de extensão da E.E.B. Manoel Vicente Gomes, teve o seu reconhecimento do Curso de Ensino Médio e passou a chamar-se Escola de Educação Básica Professor Tercílio Bastos.
       A Escola de Educação Básica Professor Tercílio Bastos, pertencente à rede estadual de ensino, atende a uma clientela diversificada, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. O estabelecimento de ensino colabora com o desenvolvimento da comunidade local, que tem como fonte econômica principal a agricultura.

2 comentários: